Blog

boa leitura

Vantagens e Riscos da Contratação de Profissionais PJ para Clínicas Odontológicas

Com o avanço das áreas de atuação das clínicas dentárias abrangendo além da saúde bucal dos pacientes como também estética facial, diversas clínicas precisaram aumentar seus quadros de profissionais. Nesse contexto, a contratação de profissionais como Pessoa Jurídica (PJ), como prestadores de serviços, tem emergido como uma estratégia poderosa para elevar a qualidade dos serviços e otimizar a gestão clínica.

Vantagens Estratégicas da Contratação de Profissionais PJ para Clínicas Odontológicas:

1.     Flexibilidade e Especialização.

2.     Foco na Qualidade e Produtividade.

3.     Simplificação Administrativa.

4.     Redução de Encargos Trabalhistas.

A contratação de profissionais como PJ elimina encargos trabalhistas significativos. Impostos e contribuições, típicos em contratos de trabalho convencionais, são substancialmente reduzidos, aliviando o peso financeiro sobre a clínica. Essa economia pode ser direcionada para investimentos em tecnologia de ponta, aquisição de materiais de qualidade e melhoria das instalações, resultando em uma experiência superior para os pacientes.

Cuidados na contratação de profissionais PJ

E é neste ponto que gostaríamos de falar um pouco sobre a importância de estar juridicamente assessorado. É preciso ter muito cuidado com a contratação de PJ analisando atentamente e minunciosamente a rotina diária dos profissionais, uma vez que, ainda que haja contrato formal como prestador de serviços, caso estejam presentes os requisitos básicos do artigo 2º da CLT, o prestador poderá, através de ação trabalhista, ter reconhecido o vínculo empregatício, e aí aquilo que em tese parecia ser mais viável e econômico pode se tornar um custo elevadíssimo para empresa.

Buscamos sempre mostrar aos nossos clientes as melhores possibilidades dentro da realidade. Ou seja, caso necessite de um funcionário que cumpra carga horária, que seja exclusivo da clínica, dentre outras questões, certamente não será um caso recomendado a contratação como PJ, vez que colocaria em risco altíssimo ambas as partes envolvidas.

Atenção aos detalhes para evitar o reconhecimento de vínculo trabalhista

A pejotização apesar de ser um sistema totalmente amparado pela lei, muitas empresas e trabalhadores ainda possuem dúvidas quanto à sua legalidade. É preciso estar atento para que ele não se configure como violação à legislação laboral, quando a empresa tem o intuito de mascarar o vínculo empregatício e ficar livre de pagamentos dos encargos trabalhistas.

Portanto, as empresas que desejam adotar esse modelo de trabalho estão amparadas pela lei e é uma alternativa para buscar profissionais mais qualificados.

Por outro lado, os trabalhadores autônomos têm a oportunidade de prestar seus serviços como pessoa jurídica, com mais liberdade pessoal e financeira.

Antes de decidir contratar um profissional PJ, a organização precisa entender se esse modelo de trabalho atende às suas necessidades e deve sempre seguir as leis, contando sempre com nossa equipe jurídica, que conta com especialistas com expertise na área. 

Posts Recentes

Pular para o conteúdo Whatsapp Flutuante