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Protegendo a Imagem da Marca e do Influenciador: Cláusulas Essenciais em Contratos

O mercado do marketing

O mercado do marketing mudou. Embora ainda existam diversas formas de propagandas e marketing mais comuns – e eficientes -, a realidade é que a forma de consumo das gerações novas está sendo alterada e a forma como muitas marcas chegam até estes consumidores também estão sendo adaptadas.

Um grande exemplo disso é o marketing de influência, em que uma marca utiliza determinada pessoa, considerada um influenciador para um “nicho” ou um público específico, como plataforma de divulgação.

Considerando o grande número de visualizações e o público atingido, é extremamente importante estabelecer algumas regras, das quais visam, acima de tudo, proteger a imagem da marca e também do influenciador.

Dito isto, ao estabelecer a relação com um influenciador digital, é importante firmar um contrato e incluir cláusulas que protejam os interesses de ambas as partes, assim como é necessário sempre ter um contrato bem elaborado para todo tipo de negócio, como já tratamos aqui neste blog.

Diversos contratos com influenciadores podem ser encarados como uma prestação de serviços propriamente dito (veja aqui sobre contratos com prestadores de serviços), mas também veja aqui algumas cláusulas relevantes que podem ser incluídas em um contrato com um influenciador digital são:

Prazo de validade do contrato:

A cláusula de prazo de validade do contrato especifica por quanto tempo o contrato será válido. Isso pode ser importante para garantir que as obrigações e responsabilidades de cada parte sejam claramente definidas.

Objetivo do contrato:

A cláusula de objetivo do contrato deve especificar claramente o que o influenciador digital concordou em fazer e o que a empresa espera em troca. Isso pode incluir coisas como o número de publicações no Instagram ou o tipo de conteúdo que deve ser criado.

Direitos de propriedade intelectual e de imagem:

A cláusula de direitos de propriedade intelectual deve especificar quem tem os direitos sobre o conteúdo criado pelo influenciador digital. Isso pode incluir coisas como fotos, vídeos e publicações nas redes sociais.

Formas de remuneração:

Essa cláusula visa regularizar a forma de pagamentos ao influenciador. Ele receberá comissão, fixo ou um hibrido? Ou seja, isso sempre deverá constar no contrato, pois além de existir um pagamento financeiro, pode ser que exista ainda troca de produtos, uso dos serviços, dentre outras combinações existentes.

Regras sobre exclusão de conteúdo:

Tenha uma cláusula que define como e quando os conteúdos realizados em conjunto serão excluídos. Essa cláusula visa possibilitar que alguma das partes exija a exclusão de conteúdos se a outra cometeu infrações graves, como racismo, discriminação de qualquer tipo e etc.

Confidencialidade:

A cláusula de confidencialidade deve especificar o que o influenciador digital pode ou não pode compartilhar sobre a empresa ou o projeto em questão. Isso pode ser importante para proteger a privacidade e os segredos comerciais da empresa.

Rescisão:

A cláusula de rescisão deve especificar as condições em que o contrato pode ser cancelado por qualquer uma das partes. Isso pode incluir coisas como falha em cumprir as obrigações contratuais ou comportamento inapropriado.

CONCLUSÃO:

Essas são apenas algumas das cláusulas que podem ser incluídas em um contrato com um influenciador digital, pois a depender do caso, muitos outros detalhes precisam constar e serem personalizados. É importante consultar um advogado para garantir que o contrato seja legalmente vinculativo e proteja os interesses de ambas as partes.

Se quiser saber mais, entre em contato com o nosso time em nossa página de contatos.

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