Blog

boa leitura

Como a Felicidade dos Colaboradores Pode Impulsionar Sua Empresa

No mundo empresarial, a felicidade dos colaboradores está se tornando um ativo estratégico cada vez mais valorizado em todos os setores, uma vez que é nítido que colaboradores felizes são mais produtivos, tratam melhor os clientes e trazem maior lucro para o negócio.

Neste artigo, exploraremos como priorizar a felicidade no ambiente de trabalho pode trazer benefícios diretos para a sua empresa, promovendo a retenção de talentos e o sucesso nos negócios, trazendo elementos que podem evitar muitos problemas no seu time, especialmente o bornout, que é um dos motivos que mais afastam excelentes colaboradores e líderes da empresa.

A Felicidade no Trabalho como Ativo Empresarial

A felicidade dos colaboradores é muito mais do que um simples “bônus” para o ambiente de trabalho. É um ativo valioso que influencia diretamente o desempenho e o sucesso de uma empresa.

Pessoas infelizes no trabalho são capazes de fazer a empresa ter prejuízo. Por outro lado, colaboradores felizes constroem empresas vencedoras. Sendo essa a razão de tratarmos com seriedade dentro do direito as estratégias legais para tornar possível, rentável e segura a felicidade do colaborador, dando aos empresários as ferramentas adequadas para tal finalidade.

Felicidade não é um luxo de grandes companhias. É estratégia e, por ser estratégia, nós, como advogados de negócios, temos o dever de apresentar medidas legais para que nossos clientes atinjam o seu objetivo maior, que é o lucro.

Impacto nos Resultados Empresariais

Colaboradores felizes não são apenas mais satisfeitos; eles também são mais produtivos, inovadores e envolvidos. Essa felicidade se traduz em resultados positivos para a empresa, incluindo aumento da eficiência e maior rentabilidade.

E não é só. Há, no mundo, uma epidemia de saúde mental. A empresa que entender isso, poderá estar à frente de suas concorrentes em relação à evitar perda de recursos com turnover, faltas, atestados médicos, afastamentos em razão de depressão, crises de pânicos, dentre outro transtormos mentais que hoje já são a terceira maior causa de afastamento de pessoas do trabalho.

Sem contar que o ambiente de trabalho que não tem o mínimo cuidado com a saúde mental, pode gerar mais ansiedade e depressão em seus colaboradores, sendo que em alguns casos, isso pode ser reconhecido como doença ocupacional, o que gera estabilidade e, muitas vezes, ações judiciais para indenização.

Se há o interesse de virar o jogo, a empresa precisa desde já utilizar ferramentas para o seu time entender o propósito do negócio, bem como ter um bom ambiente para gerar segurança psicológica aos colaboradores. Isso é a regra básica que trará bons resultados no médio e longo prazo.

Retenção de Talentos: Economizando Recursos Valiosos

A retenção de talentos é um desafio perene para as empresas. Colaboradores felizes são mais propensos a permanecer em seus empregos, economizando recursos preciosos que seriam gastos em recrutamento e treinamento.

Deste modo, além de gerar um ambiente seguro para os colaboradores, a empresa tem a possibilidade de utilizar tais ferramentas para reter talentos em seu time. É necessário compreender que a nova geração não está preocupada apenas com o salário ou o tamanho do salário, mas estão também buscando saúde mental, desafios, possibiidade de crescimento e, como consequência, uma remuneração maior.

A oportunidade de crescimento e desenvolvimento é um dos principais fatores que levam os colaboradores a permanecer em uma empresa. Empresas que oferecem treinamento, programas de premiação, programas de mentoria e oportunidades de promoção demonstram compromisso com o sucesso de seus colaboradores e, consequentemente, mantém os colaboradores no time e com a saúde mental mais protegida, evitando o turnover e afastamentos em geral.

Investindo em Saúde Mental

Como já mencionado aqui, a saúde mental é uma parte essencial da felicidade dos colaboradores. À medida que as preocupações com a saúde mental no ambiente de trabalho aumentam, empresas que investem em programas de bem-estar mental demonstram compromisso com o bem-estar de seus colaboradores.

Grandes empresas estão fazendo este movimento, mas não são somente elas. As pequenas e médias empresas, preocupadas com o futuro, também estão aderindo às estratégias de bem-estar dos colaboradores, tendo como grande foco a saúde mental.

Separar parte do orçamento anual para programas de saúde e bem-estar deve ser uma realidade em empresas que pensam em longevidade e redução de perdas financeiras e de pessoas.

Flexibilidade no Trabalho e Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional

Uma das possibilidades de trabalhar para melhorar a saúde mental de seus colaboradores é oferecer flexibilidade no trabalho. Essa é uma estratégia eficaz para promover a felicidade dos colaboradores, pois ele não precisa estar diariamente fixado no escritório para conseguir produzir, especialmente na era digital, em que grande parte do trabalho é feito através de tecnologias.

Deste modo, a flexibilidade no horário de trabalho e a possibilidade de trabalho remoto ajudam a equilibrar a vida pessoal e profissional.

Essa estratégia deve ser bem avaliada, sendo que a empresa precisa entender quais são as necessidades do profissional, para que ele consiga de fato realizar as entregas dele mesmo estando a distância, cuidando também da segurança de dados, equipamentos e informações que podem ser tiradas de dentro da empresa.

Um bom termo/contrato pode definir as regras e condutas esperadas de ambas as partes (empresa e colaborador) nesse tipo de estratégia.

Cultura de Reconhecimento e Gratidão

Todos os pontos acima mencionados levam à um assunto muito relevante e comum: CULTURA.

A sua empresa precisa ter uma cultura bem definida, para que com isso o seu negócio atraia pessoas que tenham o perfil adequado para estar na equipe.

De início, não é simples definir o “código de cultura” de uma empresa. Porém, iniciar com um trabalho com foco em uma cultura de reconhecimento e gratidão é essencial para manter a felicidade dos colaboradores, sendo este o primeiro passo para definir aquilo que podemos chamar de Cultura Organizacional.

Reconhecer e valorizar o trabalho árduo dos colaboradores não apenas aumenta sua satisfação, mas também cria um ambiente de trabalho positivo e, a partir daí, chegarem ao ponto ideal da definição de cultura e incluir isso na comunicação empresarial.

Conclusão: Felicidade como Estratégia de Sucesso

Em resumo, a felicidade dos colaboradores é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua empresa. Investir na felicidade dos colaboradores não é apenas a escolha certa, mas também uma decisão inteligente para qualquer organização que deseja prosperar a longo prazo.

Saúde, bem-estar emocional, segurança psicológica e cultura devem ser pauta das reuniões dos líderes e também da equipe em geral. Para todos estes pontos, inclua a equipe para acrescentar todo tipo de visão e proporcionar a eles a sensação de que, de fato, estão somando.

Para todas as medidas, contem com um time de advogados focados em negócios e que possuem experiência na criação e formalização de estratégias neste sentido.

Posts Recentes

Pular para o conteúdo Whatsapp Flutuante