Quando devo focar na Estruturação Jurídica de minha empresa?

Existem diversas empresas que nascem com enorme potencial, mas sucumbem após um período de existência, mesmo já possuindo um número relevante de clientes.

E por qual motivo isso acontece?

São dezenas de problemas enfrentados pelo empreendedor. No entanto, as estatísticas apontam que grande número de empresas acabam se extinguindo por falta de estruturação jurídica adequada.

Em regra, o empreendedor joga a responsabilidade da estruturação jurídica nas mãos do contador, porém não faz o devido acompanhamento.

Além disso, o contador é especialista na contabilidade da empresa, devendo a estruturação jurídica ser realizada por um advogado especialista na área.
Portanto, AGORA é o momento de você focar na estruturação jurídica de sua empresa.

O ideal é que, conjuntamente com o Contrato Social, seja elaborado um acordo de sócios, bem como outros instrumentos que poderão deixar a sua empresa mais segura para o início das operações ou expansão.

E, para isso, busque advogados que tenham a visão de empreendedorismo e mercado, que elaborará, junto com o fundador, a estruturação com busca de resultados e não somente para e empresa existir formalmente.

Pense no advogado como um parceiro, que busca construir uma relação saudável e ativa com o negócio do cliente, para que este possa se dedicar o que sabe e ao core do business dele. Ou seja: os sócios devem fazer a empresa crescer e deixar a parte jurídica com especialistas.

Os dados e o mercado mostram que essa união traz resultados e reduz riscos, fazendo a empresa crescer saudavelmente.

SPOILER: Estamos elaborando um material completo sobre estruturação jurídica para empresas/startups, que visa sanar as principais dúvidas extraídas de mentorias, clientes e eventos em que participamos.

Fiquem de olho neste blog e no instagram do sócio Fernando Peracini (clique aqui), que em breve teremos um material completo e que poderá ajudar em muito a sua empresa.

Deixe uma resposta