Como o atendimento a distância  beneficia a advocacia moderna

Como o atendimento a distância beneficia a advocacia moderna

A adoção de novas tecnologias resultou em agilidade e segurança no atendimento para a advocacia moderna.

Neste artigo você vai entender melhor quais os diferenciais que a transformação digital pode trazer para um time jurídico eficaz.

Quebrando paradigmas

Com o surgimento da pandemia de COVID-19, muitos advogados precisaram se adaptar ao atendimento a distância. Para alguns, a adaptação foi simples e fluiu bem, já para outros vem gerando atrasos em atendimentos, distribuições de ações e até falhas na prestação de serviços.

A realidade é que muitos profissionais ainda estão parados na forma de trabalhar do século XX, em que o atendimento sempre deveria ser em uma estrutura grande, cara e, muitas vezes, ineficiente para a demanda dos clientes e parceiros.

Não é segredo nenhum que um dos maiores problemas da advocacia é a falha na comunicação: clientes que buscam se relacionar com seus advogados e ficam dias ou semanas sem retorno; advogados que tentam se relacionar com clientes, mas nunca conseguem oferecer formas eficazes para reuniões e bate-papos; advogados e clientes que agendam reuniões ineficazes por falta de roteiro, pauta ou objetividade.

Isso tudo se dá pela visão antiquada de muitos profissionais e até mesmo de muitos clientes, que não “aceitam” a tecnologia como aliada. Esse não é o caso de nossa atuação, que é pautada na agilidade do atendimento a distância e com segurança, o que faz com que nosso escritório, mesmo com poucos anos de formação, possa ser considerado uma referência em advocacia moderna.

Por outro lado, para os escritórios de advocacia inseridos na transformação digital a tecnologia trouxe vários benefícios, especialmente no que diz respeito ao atendimento a distância.

Atendimento a distância é eficaz?

Nós do Peracini e Alves Advogados entendemos que sim, o atendimento a distância é tão ou mais eficaz que o presencial. É claro que, em diversos casos, o atendimento precisa ser presencial, inclusive com visitas aos clientes, para compreender a dinâmica do dia a dia e poder fazer um trabalho efetivo.

Quando se fala em atendimento, não é somente aqueles minutos ou mesmo horas que passamos falando com os clientes/parceiros. Atendimento é a resposta rápida de um e-mail, é a criação de formulários para levantamento de questões e problemas relacionados com aquele cliente. Atendimento também é a geração e encaminhamento de conteúdos voltados aos interesses de seus clientes, o que, muitas vezes, é exatamente a informação que determinado cliente espera.

Portanto, engana-se quem pensa que atendimento é restrito àqueles minutos à disposição. O atendimento de excelência engloba muito mais do que isto e é personalizado para cada cliente e não um script pronto e padronizado, algo que costuma ser ineficaz.

Como trabalhamos

No Peracini e Alves Advogados a regra é: saia do padrão e tenha foco centralizado no cliente e no resultado que ele espera. A busca constante de nossos profissionais é o atendimento personalizado e com muita humanidade e empatia.

Por isso, para nós o atendimento a distância não surgiu com a pandemia, mas sim muito antes. A tecnologia sempre foi uma grande aliada de nosso escritório, tanto para atendimento quanto para atuação no direito contencioso e preventivo.

– No contencioso: há mais de um ano antes da pandemia o escritório já utilizava tecnologia de hospedagem de mídias digitais para juntar provas em processos por meio de QR Code e também para despachar (ato de conversar e explicar a demanda para juízes e desembargadores), o que sempre gerou economia para os clientes, bem como agilidade e facilidade de comprovação do que era alegado.

– No preventivo, especificamente na área de treinamentos corporativos: o escritório sempre se pautou em apresentações criativas e eficazes, bem como utilizou plataformas online com ferramentas para aguçar a criatividade e participação de todos.

Os métodos modernos de investigação de problemas e busca de soluções criativas, como o Design Thinking, também são grandes aliados do mundo moderno e nós utilizamos em nosso escritório. Eles não se pautam exclusivamente em livros, doutrinas ou conhecimentos teóricos que, muitas vezes, são ineficazes para a grande diversidade de clientes e casos existentes.

Tudo isso deve ser feito com agilidade no atendimento e empatia, pois não há nada de dinâmico em realizar dezenas de reuniões ineficazes, físicas, que geram custos e gastam um tempo que pode ser utilizado para outros fins tanto pelos clientes quanto pelos advogados.

Apenas para ilustrar, hoje em dia o escritório utiliza diversas plataformas para agilizar seus trabalhos e atendimentos, tais como o Astrea (software jurídico), Trello (plataforma de produtividade), Google Meet / Skype / WhatsApp (atendimento a distância), Google Drive (compartilhamento de documentos com clientes), dentre outros.

O que buscamos

Como foi mencionado, a busca constante de nosso escritório é de eficiência e resultado, com o máximo possível de empatia.

Costumamos dizer que a excelência é obrigação em um país com mais de um milhão de advogados. Todavia, a excelência processual e conhecimento técnico, por si só, não garantem resultados, que é o que sempre almejamos.

Com a utilização da tecnologia, o resultado pode ser visto, revisto e melhorado constantemente. E isso somado ao atendimento a distância e visitas presenciais nas empresas e no dia a dia dos clientes faz com que o trabalho seja, de fato, dinâmico, eficaz e diferente do que se encontra no mercado atualmente.

Grandes e caros escritórios precisam se adaptar às mudanças da advocacia. Nós, que nascemos com este DNA, estamos realizando as mudanças. Nossa geração está na vanguarda de toda a transformação digital e podemos nos beneficiar disso para prestar o melhor serviço para nossos clientes e, consequentemente, obter muito mais eficácia.

O propósito do nosso time é fomentar o empreendedorismo, transformar empresas tradicionais em grandes empresas, exemplares e que gerem centenas de empregos. Por isso, contamos com advogados trabalhistas, advogados empresariais, head de tecnologia, advogados contratualistas e diversos parceiros especialistas que sempre poderão fornecer todo o subsídio necessário para o melhor atendimento e busca por resultados.

Entre em contato e conheça o nosso atendimento personalizado.

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